quinta-feira, 13 de junho de 2013

Os Minerais e Metais

Olá pessoal! Me desculpem pela falta de postagens, ando muito ocupada com os estudos.. Mais agora, vamos falar sobre minerais e metais! Vou começar pelos Minerais, e depois vamos falar dos Metais.


                                                           Minerais      


Os minerais são recursos naturais encontrados no subsolo terrestre e de grande valor para a produção industrial por servir de matéria-prima para a confecção de bens de consumo, como utensílios domésticos, fios elétricos, jóias, materiais de construção, além de servir como fonte de energia

As cidades são compostas por construções edificadas e, para concebê-las, é necessário extrair uma série de minerais da natureza, além de outros produtos, como tijolos (argila), cimento (calcário), material hidráulico (petróleo), areia e muitos outros. 
No setor industrial, desde as máquinas usadas na produção, até o produto construído são extraídos dos recursos minerais que não são iguais quanto à composição física e química.  Desse modo, são classificados em dois grupos: minerais metálicos e minerais não metálicos, incluindo ainda os recursos energéticos fósseis.


  • Minerais metálicos: que contêm em sua composição, elementos físicos e químicos de metal, que possibilitam uma razoável condução de calor e eletricidade. Exemplos: ferro, alumínio e cobre.
  • Minerais não metálicos: minérios que não contém em sua composição, propriedades de metal. Exemplos: diamante, calcário e areia, dentre outros. 
  • Recursos energéticos fósseis: minérios que contém em sua composição, elementos de origem orgânica. Exemplos: petróleo, gás natural e carvão.



Metais


Os metais possuem características únicas que os diferem das demais substâncias: eles são sólidos à temperatura ambiente (25ºC) e apresentam cor prateada. Mais existem excessões como o Cobre (Cu) e o Ouro (Au) que apresentam coloração vermelha e dourada respectivamente. O Mercúrio (Hg) é o único metal encontrado na natureza em estado líquido.

Os metais se oxidam quando expostos ao oxigênio. Somente no caso do aço inoxidável é que isso não ocorre. No ferro, por exemplo, a camada de óxido, formada pelo contato com o oxigênio, do ar, da origem ao oque é conhecido como ferrugem.

Aliás, a forma original da maioria dos metais, encontrada na natureza, é justamente essa, combinada ao oxigênio. Sendo assim, é necessário passar por um processo de purificação, dando origem ao metal puro. As mais conhecidas formas de minerais metálicos são a bauxita (origina o alumínio) e a hematita (ferro). Alguns podem ser encontrados na forma pura como a platina, ouro e prata. 




Fonte: Caderno de Ciências 5º Ano - Colégio Marista Dom - 17/04/2013 

Nenhum comentário:

Postar um comentário