quarta-feira, 7 de março de 2012

Joaninhas

                                   Joaninhas



 Joaninha é o nome de um inseto da família Coccinellidae . Possuem corpo semi-esférico , cabeça pequena, patas curtas e asas muito desenvolvidas. São protegidas por uma carapaça quitinosa.
 As joaninhas são insetos pequenos e coloridos, muito admirados por sua beleza e, em muitas culturas, símbolos de boa sorte e fartura.
Há cerca de 4500 espécies, distinguidas por padrões de cores e pintas na carapaça. As Joaninhas são perdedores no mundo dos insetos, alimentam-se de afídeos (pulgão) e moscas da fruta, são consideradas benéficas pelos agricultores, por isso é introduzida nos pomares para combater e controlar as pragas.
Nos jardins, a presença de joaninhas é sinônimo de bem-estar das plantas... Onde tem joaninhas, nunca se deve utilizar químicos que as prejudiquem. Não usando químicos, também se está protegendo o meio ambiente.
A Joaninha reproduz-se por ovos. Quando se sentem em perigo, enrolam-se debaixo da carapaça e ficam quietinhas até passar o perigo. Quando é muito frio, elas hibernam em grandes aglomerados para se proteger do frio.

Joaninha, não morde, não pica, nem possui veneno, a arma dela é o silêncio e a indiferença... se por acaso algum pássaro vem com a intenção de a saborear ... ela solta um cheirinho muito mau... e lá vai o pássaro a procurar outro alimento!!!

Em vários países a Joaninha tem nomes muito simpáticos, como por exemplo:
Espanha, Paraguay e Peru - Mariquitas
Chile - Chinitas
Argentina - Bête a Dieu (bichos de Deus)
Alemanha e Inglaterra - Ladybird (ave da Senhora)
Estados Unidos - Ladybug (inseto da Senhora)

Na Idade Média, para livrar as plantações de um ataque de pragas, os camponeses rezaram para a Virgem Maria pedindo ajuda. Então surgiram as Joaninhas que combateram as pragas. Então os camponeses, chamaram o inseto de "the beetle of our Lady " (besouro de Nossa Senhora).

As antenas são utilizadas na procura de alimentos, para localização espacial, procura por parceiros reprodutivos, entre outras funções. Para manter as antenas limpas, as joaninhas as esfregam com o primeiro par de patas, e, desta forma, removem resíduos que podem interferir em sua sensibilidade.
O tempo de vida de uma joaninha varia entre 3 até cerca de 9 meses.

Talvez pelo folclore associado a elas. Em alguns lugares, acredita-se que elas dêem sorte ao escolherem sua casa para habitar. E que se você tiver uma joaninha na sua mão e fizer um pedido, ele se realizará. Às vezes, também é considerada "casamenteira". Bem... nada disso está comprovado.

O que se pode afirmar, porém, é que ela ajuda os agricultores e jardineiros, pois come pulgões e cochonilhas, que fazem muitos estragos nas plantas.


Mas se você pensava que todas as joaninhas tinham pintas iguais, pode mudar de idéia!
Conforme nos mostram as fotos desta matéria.

Universidade de Cornell, no estado de Nova York, promove o “Lost Ladybug Project”(projeto da joaninha perdida), alguns já se aventuram em algumas plantações para achar alguma espécie do minúsculo e simpático insetinho. A Universidade ainda afirma que ‘além de carismáticas, as joaninhas são importantes predadoras que evitam a proliferação excessiva de pragas’. Nos últimos 20 anos várias espécies comuns do inseto foram se extinguindo, enquanto outras espécies raras se multiplicaram. 

A quem pense que as joaninhas são vegetarianas e sua imagem colorida e seu corpo gordinho são amados pelas nossas crianças… Mas não engane! Na verdade as joaninhas são comedoras vorazes de pulgões e eventualmente pode ser observadas devorando quantos pulgões seu estômago aguentar.

Podemos dizer que as joaninhas estão longe de "não fazer mal a ninguém", principalmente se você for da ordem Hemiptera e atender por "pulgão". Numa segunda-feira monótona uma única joaninha pode comer até 50 pulgões, o que é bem significativo para alguém do seu tamanho (elas variam de 1mm a 10mm, aproximadamente). Se você tem uma horta em casa e está cansado de perder grande parte das suas plantas para os pulgões, tente controlar esta "praga" contratando uma ajuda de peso, quer dizer, pouco peso. Lá fora eles vendem joaninhas até em supermercado.
A joaninha pode ser considerada como um caso aparte dentro da ordem coleoptera (grupo que reúne os besouros). Talvez seja devido ao nome popular em português (ou inglês também, "ladybug") ou devido a grande quantidade de desenhos animados, brinquedos e afins que retrataram este curioso animal. Não sei. Mas uma coisa que eu tenho certeza é que toda a criança (e muitos adultos também) acham que todas as joaninhas são fêmeas. Talvez para nós humanos milhares de anos de evolução que resultaram em um par de asas de coloração vermelha com círculos pretos (podem ser de outras cores também) que formam um sinal de advertência para os predadores, teve um efeito adverso. Bem, não tão adverso. Nós humanos evitamos sim predar joaninhas. Mas não pelo medo de obter um alimento de gosto ruim ou venenoso (mecanismo chamado de aposematismo). Mas por achar este animal "bonitinho" e que ele "não faz mal a ninguém". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário